quarta-feira, 23 de junho de 2010

"O mito da telinha..." Reflexão

“O mito da telinha - ou paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador” - Graziela Giusti Pachane

REFLEXÃO SOBRE A LEITURA

O texto procura colocar em foco o uso das inovações tecnológicas pela educação que podem tomar rumos bem distintos, cheios de possibilidades, entretanto contendo também limites.
Desde a introdução da televisão (considerada uma das primeiras inovações tecnológicas) criou-se grande expectativas quanto aos benefícios que traria ao processo ensino-aprendizagem, explorando os diversos sentidos dos alunos, chamando sua atenção e gerando interesse para conteúdos que antes só ganhavam formas com a lousa e giz.
Com o passar do tempo, o uso, ou falta dele, da televisão provou que muitas vezes acaba por só transmitir informações, por mais que isto ocorra através de uma diversidade de mídias, não modificando a posição do aluno como mero receptor.
Com um mundo de expectativas também é recebido o computador, que em tese torna o aluno sujeito do processo, capaz de se apropriar de informações e de criar a partir delas, tendo ainda a internet como recurso que pode levar este conhecimento aos locais mais distantes.
A introdução desta nova ferramenta de aprendizagem na escola passa a ser vista como indispensável, e capaz de modificar os rumos da educação em busca do ganho de qualidade.
É fato que o computador pode colaborar e muito com o processo ensino-aprendizagem, mas até que ponto? Faz-se necessário ultrapassar o momento de sedução que o novo nos traz para uma análise crítica deste instrumento, que pode fazer do aluno o sujeito, bem como pode mantê-lo como mero receptor de informações.
Pode-se afirmar que o professor será a “chave” para o sucesso, ou fracasso, do computador na educação, pois ele será o mediador do processo, precisando ter capacitação para o uso e clareza em seu planejamento quanto ao objetivo pretendido diante da máquina, para que ela se torne uma facilitadora do desenvolvimento de seus alunos e cumpra seu papel de apoio e não de protagonista dentro do processo educativo.
Ariane Dominiski Ribeiro

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